Conciliare – Câmara de conciliação, mediação e arbitragem

SECOVI-PB E CONCILIARE

O SECOVI-PB visando obter serviços de qualidade para seus Sindicalizados firmou convênio com a CONCILIARE – Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem, no intuito de que seus associados possam resolver conflitos diversos por meio da conciliação, da mediação e da arbitragem, que são métodos alternativos ao Poder Judiciário, com validade jurídica, que permitem as partes resolverem seus impasses de forma mais célere, com menor burocracia, mais econômica e com menor desgaste emocional.

O convênio permite que associados ao SECOVI-PB tenham descontos nos valores dos procedimentos realizados na CONCILIARE. A iniciativa busca agilizar e tornar mais prático o dia a dia de seus associados, com o objetivo de facilitar a solução de controvérsias, resolvendo o conflito de uma forma mais humanizada, com intuito de restabelecer o relacionamento entre as partes, evitando dessa forma a judicialização do conflito.

❖ Exemplos de áreas que podem utilizar os métodos adequados de solução de conflitos:

  • Condominial;
  • Imobiliária;
  • Administradora de Condomínios;
  • Incorporadoras;
  •  Construtoras;
  •  Divergências contratuais de entrega e manutenção de obras, entre tantos outros.

❖ Serviços oferecidos pela CONCILIARE:

  •  Plataforma online – praticidade e modernidade onde você estiver (acesso internet);
  •  Atendimento in loco – A lei permite que a CONCILIARE e os especialistas possam fazer o atendimento onde você desejar;
  • Atendimento sede CONCILIARE – Com sede em João Pessoa em um local de fácil acesso a Câmara conta com um ambiente neutro, tranquilo, aconchegante, preparado para receber as partes e auxiliar na solução do conflito;
  • Mutirão do bem – Para atendimento de um grupo de pessoas a Câmara poderá disponibilizar diversos especialistas para atendimento em um único dia e local.
  • Empresa/Condomínio do bem – A CONCILIARE disponibiliza canal direto de acesso através de link no site da empresa ou do condomínio, para que clientes/condôminos de onde estiverem possam relatar o conflito assim que ele surgir, o que facilita a solução do problema. A empresa estará em contato direto com seus clientes buscando atendê-los da melhor forma possível, permitindo uma maior aproximação com eles. Haverá um especialista que irá facilitar o diálogo entre as partes, na busca uma solução que seja satisfatória para todos. Tudo isso de uma forma prática, segura e com validade jurídica.

❖ Entenda um pouco mais sobre alguns métodos adequados de solução de conflitos, e seus especialistas, que devem ser aceitos por ambas as partes: • Conciliação: A Conciliação é um método auto compositivo entre partes. O Conciliador que é um terceiro desinteressado tem a função de aproximar as partes, de orientálas e ajudá-las na construção de uma solução que as satisfaçam.

  • Mediação:  A Mediação visa recuperar o diálogo entre as partes, as técnicas (específicas) de abordagem do mediador tentam primeiramente restaurar o diálogo para que posteriormente o conflito em si possa ser tratado. Sendo um método auto compositivo onde se prima pela manutenção das relações.
  • Arbitragem: Constitui um método heterocompositivo, ou seja, um terceiro desinteressado, o Árbitro, competente e capaz, que possui a confiança das partes irá julgar o procedimento, prolatando uma sentença, que deverá ser cumprida. Nesse método as partes podem escolher um árbitro com conhecimento técnico, um especialista, para julgar aquela demanda!

O SECOVI-PB indica a CONCILIARE como Câmara apta a administrar impasses diversos na área habitacional e recomenda que empresas do setor imobiliário prevejam cláusula de mediação em todos os contratos com clientes, fornecedores, compradores, convenções de condomínios, etc.

Acordos firmados com o auxílio de um especialista e sob a administração da CONCILIARE constituem títulos executivos extrajudiciais e decisões proferidas por um árbitro título executivo judicial, portanto, possuem validade jurídica, devendo ser cumpridos!

Como os acordos são formulados pelas próprias partes, o percentual de descumprimento dos mesmos é bastante reduzido.

 

Tipos de cláusulas:

 

Mediação:

De acordo com a lei, a inserção de uma cláusula de mediação no contrato entre as partes cria obrigatoriedade de comparecimento a primeira sessão de mediação.

Escalonada: Nessa cláusula há dois métodos a serem escolhidos, normalmente a mediação e posteriormente a arbitragem. Dessa forma as partes ficam vinculadas primeiro a mediação no intuito de que as partes possam encerrar o conflito chegando a um acordo, antes que esse tenha de ser submetido a decisão de um terceiro. Somente quando as partes não chegarem a um acordo (normalmente havendo condições e tempo estabelecidos) superando a mediação é que poderão acionar a arbitragem.

 

Arbitragem:

A inserção de cláusula de arbitragem vincula qualquer conflito oriundo do contrato no qual a cláusula está inserida à jurisdição arbitral escolhida e da sentença arbitral proferida não cabe recurso.

A CONCILIARE para atender o setor imobiliário disponibiliza consultoria para auxílio na inserção de cláusulas em Contratos diversos e em Convenções Condominiais.

O SECOVI-PB entende que as próprias partes têm o poder de resolver vários de seus conflitos de uma forma que seja possível e confortável para ambas, dessa forma ao firmar convênio com a CONCILIARE, permite aos associados uma prestação de serviço de qualidade, sendo muito importante que as empresas, seus parceiros e seus clientes, assim como membros de um mesmo condomínio possam ter um relacionamento aproximado, saudável e transparente.

A CONCILIARE é a ÚNICA EMPRESA DA PARAÍBA signatária do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção do Instituto Ethos, todos que buscam seus serviços, sejam como clientes, ou parceiros sabem que a CONCILIARE tem como um de seus objetivos promover e contribuir para um mercado mais íntegro e ético, e erradicar o suborno e a corrupção.

O convênio entre SECOVI-PB e a CONCILIARE busca a promoção da PACIFICAÇÃO SOCIAL, e tem o intuito de estabelecer a convivência harmônica entre todos de uma forma humanizada!

 

2019 - SECOVI/PB - Todos os direitos reservados.

BeeCube